Inovação em Plásticos
Indústrias e outros estabelecimentos precisam periodicamente fazer a coleta de óleos e outros líquidos, seja por conta de vazamentos em máquinas ou para a reutilização, ou descarte. As empresas utilizam o Pallet de contenção de óleo fabricado em Polietileno (PP) virgem ou reciclado para fazer essa coleta ou contenção de líquidos.
O Pallet de contenção de óleo é um tipo de estrado desenvolvido para comportar dois ou quatro tambores de plástico resistentes a produtos químicos, ácidos e corrosivos.
As cores do Pallet de contenção de óleo são as mais diversas, porém o padrão é composto por uma base amarela com grade preta. A escolha dessa combinação de cores depende do cliente.
O pallet de contenção tem como principal finalidade realizar – como o próprio nome diz – a contenção de vazamentos em tambores e bombonas utilizados na armazenagem de substancias químicas.
Ainda existem modelos de pallet de contenção que possibilitam, em alguns casos, que o líquido derramado destes tambores possa ser utilizado novamente. Isso ajuda a sua empresa na redução de custos, evitando o desperdício destes produtos químicos diversos – que, em alguns casos, representam um alto investimento.
O pallet de contenção pode ser manipulado por meio de carrinhos paleteiros ou mesmo empilhadeiras. São encontrados três tipos de pallet de contenção: para um, dois e para quatro tambores.
A linha de pallet de contenção foi projetada e produzida para manter o ambiente de trabalho industrial em perfeito estado de salubridade e segurança em relação a vazamentos ou derramamentos inesperados de tambores e produtos.
Os pallets de contenção são de média densidade, fabricados em peças únicas, sem emendas e podem ser feitos em diversas cores. Dentre as vantagens do pallet de contenção estão:
Sendo ecologicamente sustentável feito com material atóxico, 100% reciclável e com proteção antimicrobiana, o pallet de contenção é leve, fácil de usar e limpar e com uma vida útil excelente. Com alguns modelos possuindo grade reversível, o pallet de contenção pode acomodar embalagens de um lado e tambores no outro.
O uso do pallet de contenção, além de ser uma solução ecologicamente sustentável para a armazenagem de líquidos corrosivos ou inflamáveis, evita multas e ações como a trabalhista de periculosidade ou ação criminal por contaminação do meio ambiente.
Não requerendo manutenção e com capacidades variadas de 100L até 1.000L, o pallet de contenção pode ser encontrado em vários modelos como o de 4 tambores, o de 2 tambores ou o de um tambor. Com peso de até 100kg, o pallet de contenção pode ser de várias cores e garante ser inalterável à qualquer agente inflamável exterior.
Atendendo as especificações demandadas pelas construções, existem vários modelos de pallet de contenção. Com o modelo maior podendo conter 1000 litros, ele possui quatro tambores e dimensões de 1330x2000x725 milímetros externos. Ainda contendo quatro tambores, existem os que comportam 420 e/ou 150 litros, com dimensões de 1300x1300x450 mm e 1300x1340x230 mm, respectivamente. A dimensão das bacias de contenção com menos de quatro tambores muda, sendo de dois tambores 1300x650x450mm e de 1300x730x250mm. Aguentando 200 litros, o pallet de contenção pode conter um suporte cavalete para a facilidade do posicionamento de cargas, sendo de dimensões de 1240x475x470 milímetros.
O pallet de contenção, também chamado de pallet contentor, tem como principal característica impedir que o vazamento de líquidos perigosos, químicos e inflamáveis contaminem o ambiente durante a armazenagem e transporte.
Fabricados pelo processo de rotomoldagem, os pallets de contenção são leves, atóxicos, imunes a agentes químicos e simples de higienizar, além disso, podem ser facilmente movimentados com paleteira ou empilhadeira.
Usos
Utilizados para assegurar a contenção de vazamentos. Impedindo que os líquidos químicos e inflamáveis que vazam dos tambores contaminem o ambiente.
Higienização
Fáceis de desmontar e higienizar por serem leves e atóxicos. O pallet de contenção também possui face (grade) reversível. Podendo acomodar tambores em uma das faces ou embalagens de diversos tamanhos na outra.
Segurança
Atendem as normas OSHA 40 CFR 264, sendo atóxicos e imunes a agentes químicos como ácidos. Além disso, são fabricados nas cores amarelo e laranja, indicadas para áreas de segurança.
Capacidades
O pallet de contenção não necessita de manutenção e pode ser fabricado em diferentes formatos e modelos para 1, 2 ou 4 tambores com capacidades variadas de 100 L até 1000 L, incluindo reservatórios do tipo IBC.
Movimentação
Fácil de transportar. O pallet de contenção pode ser manipulado com empilhadeiras ou paleteiras, um grande benefício se comparado aos antigos sistemas de alvenaria que ficam restritos ao local da construção.
Indústrias dos mais variados setores como Metalurgia, Farmacologia, Implementos Agrícolas, Química, Automotiva, além dos setores Hospitalar, Ambiental e de Alimentos que transportam e manuseiam líquidos perigosos, garantem a segurança e eficiência de sua logística com a utilização dos pallets de contenção.
Se você é proprietário de alguma indústria automotiva, alimentícia, farmacêutica, distribuidora de combustíveis, indústria química e agrícola em geral e ainda não utiliza os pallets de contenção no seu dia a dia, fique atento às dicas abaixo.
Fabricados em polietileno de média densidade (PEMD) pelo processo de rotomodelagem sem soldas ou emendas, esses pallets são de extrema utilidade para o seu negócio, pois são fortes e seguros.
SEGURANÇA: os pallets de contenção da Plásticos Fagundes são seguros e eficientes no que se propõem, uma vez que o líquido derramado se armazena em seu compartimento inferior, podendo ser reutilizado. Desta forma, contribui para a redução de custos na mesma medida em que preserva o meio ambiente evitando o contato das substâncias com o solo;
LIMPEZA: Produzidos nas cores amarela ou cinza, com gradil em preto, são de fácil higienização, proporcionando excelente custo-benefício aos usuário. Resistentes à ação de agentes químicos, os pallets de contenção possuem alta durabilidade e longa vida útil independente da indústria que o utiliza;
TRANSPORTE: Os pallets de contenção são de fácil manuseio por empilhadeiras ou paleteiras, o que facilita o transporte e os deixa em extrema vantagem diante de pallets de alvenaria que, além de sofrerem com a ação do tempo, são fixos e restritos a um só lugar, dificultando a movimentação na sua empresa;
VERSATILIDADE: não necessitam de manutenção e se adequam às necessidades dos nossos clientes, pois são fabricados em diversos tamanhos, com capacidade de armazenamento de 100 até 420 litros. Os pallets de contenção garantem para sua empresa facilidade na logística, prevenção de acidentes envolvendo funcionários e o meio ambiente e diminuição nos gastos.
Também chamados de diques ou bacias de contenção, os pallets de contenção da Plásticos Fagundes são fabricados respeitando as principais normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e seguindo as normas da empresa de privilegiar a utilização de fontes renováveis em nossa cadeia de produção, minimizando assim o uso de recursos naturais em sintonia com a preservação do meio ambiente.
Saiba para que servem os pallets de contenção e invista nesse produto inovador para sua empresa
Muitas empresas já aderiram ao uso dos pallets de contenção para acomodar recipientes e produtos, evitando vazamentos e contaminações de líquidos químicos e inflamáveis.
Seguindo as normas da Anvisa e atendendo as boas práticas de fabricação e ISO 14001, os pallets de contenção são fundamentais em empresas de diversos setores, principalmente de fabricação de produtos químicos e indústrias do segmento de motores e peças, onde armazenam óleos, graxas, lubrificantes, etc.
Entenda a importância dos pallets de contenção para sua indústria e aposte nesse produto da Plásticos Fagundes para ajudar nos seus negócios!
Resistência
Os pallets de contenção são feitos de plástico resistente, para que possam suportar grandes pesos e impactos, além da resistência à corrosão, que ocorre através de vazamentos de agentes químicos, e à ação do tempo.
Finalidade
O uso desses pallets facilita o estoque e transporte de galões e tambores com produtos líquidos inflamáveis. Os pallets de contenção têm como principal função conter o vazamento dessas substâncias líquidas, que ocorre com facilidade durante o movimento desses e de outros recipientes.
Funcionalidade
Sua principal funcionalidade é evitar que os líquidos vazados entrem em contato com outros produtos, com pessoas ou com o chão, o que ocasionaria em problemas maiores para as empresas.
Após o líquido ser derramado, ele fica armazenado no compartimento inferior do pallet, onde poderá ser reutilizado ou descartado.
Higienização
Os pallets de contenção são de fácil higienização. Seus tambores são facilmente desmontados, o que ajuda na limpeza e no descarte do líquido vazado. Além disso, seu material de plástico resistente evita a corrosão do pallet.
Versatilidade
Os pallets de contenção são utilizados por diferentes indústrias, entre elas, as mais comuns são as indústrias automotivas, químicas, agrícolas, ambientais, alimentícias, farmacêuticas, entre outras.
Quase todas as indústrias usam produtos químicos em quantidades variáveis e, portanto, devem guardá-los. Com função de um depósito, o local de armazenamento de produtos químicos não só abriga as substâncias, como deve proteger os colaboradores e o meio ambiente dos efeitos de possíveis derramamentos, emissões de aerossol e gás.
Os gestores, ao projetar uma instalação de armazenamento de produtos químicos, independentemente do tamanho, precisam considerar todas as propriedades perigosas dos produtos, sejam intrínsecas ou decorrentes de interações.
Dessa forma, esse tipo de instalação deve cumprir rigorosos requisitos de segurança. Tudo para garantir que as pessoas e empresa estejam protegidas dos riscos associados aos produtos químicos perigosos e o cumprimento de legislações, como a NR-20, que trata do armazenamento de inflamáveis e líquidos combustíveis.
O projeto do local de armazenamento requer um planejamento cuidadoso e, por meio de seu design, deve evitar a exposição a produtos químicos e não gerar riscos adicionais.
Como primeira etapa, alguns requisitos devem ser analisados, tais como:
Uma avaliação de risco complementa a análise de requisitos mencionados acima. Essa verificação mapeia as propriedades perigosas dos produtos químicos. Além disso, leva em consideração as interações químicas, os sistemas de armazenamento, entrega e remoção, transporte dentro da instalação, quaisquer outras atividades e resposta a emergências.
Neste contexto, para aumentar a produtividade da empresa e otimizar recursos, é possível contar com sistemas de armazenagem para os diversos tipos de cenários.
Os sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para organizar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados. Tal processo pode ocorrer manualmente ou utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadeiras e porta-paletes.
Um dos sistemas mais utilizados atualmente no armazenamento de produtos químicos é a paletização, pois facilita a organização dos produtos e permite um controle de estoque mais eficiente.
Existem quatro tipos de armazenamento de produtos químicos com paletes: porta paletes, (convencional e para corredores estreitos), para transelevadores e autoportante.
É um sistema para o acesso direto e unitário a cada palete. É uma ótima solução para armazéns onde é necessário armazenar produtos paletizados com grande variedade e referências. As características das empilhadeiras, dos elementos de armazenagem e das dimensões do local são determinantes para a distribuição e altura das estantes.
Em caso de corredores estreitos, podem ser instaladas estantes de dupla profundidade, que permitem o armazenamento de um pallet em frente ao outro, otimizando o espaço.
Este sistema é muito utilizado, quando a organização dos produtos se dá em corredores ainda menores. Assim como no porta paletes, aqui também as estruturas ficam na vertical.
Os transelevadores são máquinas criadas para o armazenamento automático de pallets. Deslocam-se nos corredores e realizam as funções de entrada, posicionamento e saída de mercadorias. O que contribui para a diminuição de acidentes dentro das empresas.
Trata-se de uma estrutura, em que as próprias estantes fazem parte do sistema construtivo do edifício junto com as laterais e a cobertura. Essa alternativa é utilizada por empresas que não dispõem de um galpão ou de um local amplo de armazenamento.
Existem hoje vários tipos de paletes, como os mais tradicionais de madeira, os de plástico e até de materiais recicláveis. Como prevenção aos vazamentos que podem ocorrer, temos também os paletes de contenção.
No armazenamento de produtos químicos, uma preocupação constante é o risco de vazamentos. Isso pode levar a eventos de grandes proporções, se considerarmos, por exemplo, a existência dos inflamáveis e as questões de incompatibilidades.
A bacia de contenção ou os paletes de contenção são uma barreira física em caso de derramamentos e vazamentos de produtos químicos armazenados. Com isso, a empresa evita contaminações ao meio ambiente e riscos de acidentes maiores.
Se houver armazenamento de produtos em granel, temos as bacias de contenção, que são estruturas de alvenaria ao redor dos tanques de armazenamento. Assim, em situação de vazamento, elas impedem que o produto se espalhe.
Para produtos químicos embalados, temos os paletes de contenção, que evitam que o produto entre em contato com os demais armazenados.
Principais objetivos dos paletes de contenção:
No caso de carga embalada, os paletes visam conter os vazamentos provenientes de tambores ou bombonas armazenados. Essa contenção impede que o produto se espalhe, evitando a ocorrência de reações indesejáveis e que podem levar a consequências catastróficas.
Outra vantagem a ser destacada é a proteção aos colaboradores, eliminando o contato destes com o produto derramado. O que poderia acarretar danos à saúde.
Existem modelos de pallet de contenção que acomodam um, dois e quatro tambores, podendo ser movimentados por meio de carrinhos paleteiros ou mesmo empilhadeiras. A utilização destes no transporte de produtos químicos aumentará a segurança, pois, se houver vazamento das embalagens, evitará que o mesmo se espalhe e entre em contato com as demais cargas.
Os paletes de contenção possuem um mecanismo interno removível capaz de drenar o material recolhido e possibilitando o seu reaproveitamento, evitando desperdício. Caso não seja possível o seu reaproveitamento, o volume a ser descartado tende a ser minimizado.
Como pode ser observado, um grande progresso tem sido feito em relação ao armazenamento de produtos químicos, quando pensamos em sistemas de armazenagem e equipamentos disponíveis. Assim, é possível tornar essa atividade segura e livre de situações de risco.
Não podemos esquecer, porém, que apenas isso não será suficiente. Existe um trabalho de base para ser feito e do qual depende o sucesso do negócio. Neste sentido, alguns requisitos são fundamentais para uma completa gestão do risco químico, como: